Qual o principal método de estudo defendido pelo professor Pierluigi Piazzi?
Olá futuros advogados e advogadas.
Na matéria de hoje vamos falar sobre qual o principal método de estudo defendido pelo professor Pierluigi Piazzi.
Para o Professor Pierluigi, o melhor método de estudar é escrevendo! Essa atividade aumenta as redes neurais, fixando melhor o conteúdo.
Não adianta digitar no computador, tem que escrever com o lápis ou caneta no caderno, digitar grava na memória do computador, celular ou do tablete.
Por exemplo: o aluno examinado da OAB primeira e segunda fase tem que ler, escrever, fazer resumo do texto de Lei Seca, artigos, súmulas, do STJ, STF, TST e OJs do TST.
Se o examinado quer ser advogado tem que estar disposto a se preparar dessa forma, usando dois métodos de preparação.
Aqui no site Curso Método do Direito OAB temos dois métodos de preparação para OAB.
1ª Método dos 40 Pontos da pirâmide de William Glaser: Lápis, Caneta, cadernos, assistir vídeo aulas e escrever.
Ler a Lei Seca, escrever, fazer resumo, faça de conta que está preparando uma cola, assim você acaba entendo os textos das leis, fazer resumo dos artigos, parágrafos e incisos, fazer simulados e analisar as 20 últimas provas anteriores da FGV/OAB.
O QUE É A PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM DE WILLAM GLASSER?
Vale ressaltar que a leitura pode ficar mais ativa com o uso de marcações, fazer resumos, mapas mentais.
É possível incentivar uma postura mais ativa perante o processo de estudo até mesmo na leitura.
O mesmo vale para a escuta, já que é possível realizar anotações, resumos e fazer simulados buscar fundamentos na lei seca, súmulas, e OJs e questionamentos, A observação também pode ser transformada em conteúdo para a elaboração de textos e fazer resumo em forma de uma COLA, aí você descobre os pontos importante e essencial.
O mesmo vale para a escuta das vídeo aulas, já que é possível realizar anotações, resumos e questionamentos e fazer simulados e fundamentar na lei seca.
A observação também pode ser transformada em conteúdo para a elaboração de textos e resumos em forma de uma COLA.
Também, em conjunto com o método da primeira fase da pirâmide de William Glasser, temos o método do Professor Pierluigi Piazzi.
2ª Método do Silogismo Jurídico: ensina fazer, criar e abordar as teses processuais, em cada tópico cobrado no bojo da peça de petição ou das questões discursivas, por exemplo; esse método tem COMEÇO, MEIO E FIM.
Por exemplo: Fato, Fundamento, Pedido.
O método de usar lápis ou caneta e caderno, lê e escrever grava na memória do seu cérebro e no dia da prova, você será aprovado, tanto na primeira fase, como na segunda fase OAB.
Estudar pouco, estudar todos os dias, estudar escrevendo a lei seca, faça de conta que está fazendo uma Cola, com lápis ou caneta não mão, escrever grava na memória do seu cérebro.
De acordo com o professor Pierluigi, disse que o ditado chines, se ouço eu esqueço, se vejo eu entendo, mas seu faço eu aprendo.
Vejam as dicas do professor no vídeo abaixo
DA TÉCNICA DE ESTUDO PARA OAB E CONCURSO PÚBLICO.
De acordo com o professor Pierluigi, a parte da aula sobre inteligência e aprendizagem - técnicas de estudo para OAB e Concursos.
O aluno do curso de direito da USP ou de concursos públicos, tem que estudar sozinho, lápis ou caneta, caderno, lê, escrever, fazer resumo em forma de uma COLA, para que possa entender a parte mais importante do texto da lei ou de artigos, parágrafos e incisos e das súmulas, do STJ, STF, TST e OJs do TST.
Quer saber mais?, Assista o vídeo aqui abaixo.
Portanto, o professor Pierluigi, ele afirma, que o os alunos vão a escolas, curso técnicos e faculdade de qualquer área para assistir aulas. Lá não se estuda, só assisti aulas.
Portanto Professor afirma que estudar é sempre sozinho, solidário em casa, com o uso do material Lápis, ou Caneta, caderno e escrever sempre, vai gravar na memoria do cérebro da cabeça., no dia da prova será aprovado.
Conforme o professor Pierluigi, assistir aula é uma coisa, estudar é outro coisa é totalmente diferente.
Conforme o Professor Pierluigi, ele afirma não existe GRUPO DE ESTUDO para OAB, concurso público. Se é grupo não é estudo. O estudo tem quer ser individual. Ninguém pode fazer por você, você é você mesmo, é como fazer xixi, o estudo é individual e é ativo.
De acordo com professor Pierluigi, ninguém está estudando, se não tiver um lápis ou caneta e caderno Mão e escrevendo. Estudar é só escrevendo exclusivamente.
Professor Pierluigi, afirma se você ALUNO EXAMINADO DA OAB, tiver um texto de lei ou de um artigo, escrever tudo que for importante, escreva, escreva, se o aluno examinado tiver dúvida, escreva, faça de conta que você está preparando uma COLA, na hora você Aluno examinado descobre o que é importante, aí você descobre o que é essencial.
Veja a palestra do professor Pierluigi Piazzi aqui abaixo.
De acordo com o Professor Pierluigi, para aprender de verdade, estudar, lê, escrever o texto da lei, fazer resumo em forma de uma COLA, só aí você descobre os pontos mais importante e o essencial da matéria de lei seca.
Você tem que exercitar o seu cérebro, de sua cabeça, no dia da prova terá muito êxito e sucesso na sua aprovação da OAB, tanto na primeira fase, como na segunda fase OAB.
SEGUE O ARTIGO COMPLETO ABAIXO DO PROFESSOR PIERLUIGI
Professor Pierluigi Piazzi, mais conhecido como Prof. Pierluigi, colecionou por mais de 50 anos em diversas instituições de ensino, acumulando vasta experiência na área de aprendizado.
Na época em que foi professor do cursinho pré-vestibular Anglo, em São Paulo/SP, percebeu que a maioria absoluta dos alunos não sabia estudar, e olha que mais de cem mil e quatrocentos alunos assistiram às suas aulas.
Pensando em uma forma de ajudar, Professor Pierluigi escreveu o livro “Aprendendo Inteligência”. Ele não parou por aí. Depois dessa primeira obra, voltada aos estudantes, escreveu outras três: “Ensinando Inteligência” (para professores), “Estimulando Inteligência” (para os pais) e “Inteligência em Concursos” (para concurseiros).
Professor Pierluigi é defensor da ideia de que inteligência se aprende! Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência era uma característica inata.
Porém Professor Pierluigi afirma que, com os recentes avanços da neurociência, tem-se provado que ela pode ser desenvolvida.
Atualmente, o professor percorre as escolas do Brasil proferindo palestras sobre como aumentar o rendimento nos estudos.
1. QUANDO ESTUDAR?
De acordo com o Professor Pierluigi, a fórmula para se tornar mais inteligente é simples e pode ser enunciada pela seguinte frase:
Aula assistida hoje é aula estudada…hoje!”
O que ele quer dizer com isso?
Para explicar melhor, é importante estabelecer a diferença entre aluno e estudante.
Aluno é aquele que frequenta as aulas, que absorve as informações de maneira passiva e coletiva e que estuda somente na véspera da prova.
Estudante, por sua vez, é aquele que estuda em casa (ou na biblioteca), regularmente, de forma solitária e ativa!
O sistema educacional brasileiro é um dos piores do mundo porque é formado por milhares de alunos e pouquíssimos estudantes, segundo Pierluigi, a aula serve para o aluno entender a matéria, Mas, somente com o estudo por conta própria ele vai aprender o conteúdo.
E aprender significa não esquecer mais, isto é, armazenar de forma permanente.
DICA DE ESTUDO IMPORTANTE DO PROFESSOR PIERLUIGI
Ele afirma que o ciclo de aprendizado tem um prazo de 24 horas. Por isso, é essencial estudar a matéria no mesmo dia em que foi assistida a aula, antes que se passe uma noite de sono. Por que antes de dormir?
Porque é durante o sono que o cérebro organiza a informação, descartando o que é inútil e inserindo na memória de longo prazo o que é importante.
Uma soneca de no máximo 15 minutos é permitida durante o dia.
Coloque um despertador, dormir a noite toda sem estudar faz com que a maioria do conteúdo seja esquecida no dia seguinte.
QUANDO O ALUNO NÃO APRENDE NADA SEGUNDO PROFESSOR
Os alunos que estudam na véspera da prova e tiram boas notas? A resposta é óbvia: como o assunto fica armazenado na memória recente, eles esquecem tudo logo após o exame, ou seja, não aprendem nada! Enganam-se a si mesmos.
Certamente obterão um diploma universitário, mas provavelmente não serão profissionais competentes. Em um tempo em que as máquinas estão substituindo cada vez mais a mão-de-obra, somente os inteligentes terão espaço no mercado (e não os diplomados)
2. COMO ESTUDAR?
E como deve ser o estudo solitário e ativo? Para Pierluigi, a melhor forma de estudar é escrevendo! Essa atividade aumenta as redes neurais, fixando melhor o conteúdo. Não adianta digitar no computador, tem que escrever com o lápis ou caneta no caderno.
Digitar grava na memória do computador, escrever grava na memória do seu cérebro.
Ler um livro, ainda que grifando, continua sendo estudo passivo e não é suficiente, então escreva resumos e esquemas das partes mais importantes em uma folha de papel.
Também não resolve estudar mais, tem que estudar melhor. É uma questão de qualidade e não de quantidade.
Crie o hábito de estudar um pouco, mas todos os dias, e você terá tempo para desfrutar dos melhores prazeres da vida, além de aumentar a sua inteligência, pois é infinitas vezes melhor do que estudar muito, na hora errada (em cima da hora) e aumentar a sua ignorância.
Escolha um ambiente tranquilo e confortável para o estudo: E quanto a estudar ouvindo música? Pode, desde que seja música instrumental ou que você não entenda a língua da letra.
Existe uma razão para isso.
Se você compreender a letra, a parte lógica e racional do seu cérebro vai dividir a atenção com o conteúdo que está sendo estudado, Caso contrário, a música vai afetar uma parte diferente do cérebro, não havendo problema.
Algumas pessoas gostam de estudar ouvindo música para isolar ruídos externos e aumentar a concentração.
3. QUANTO ESTUDAR?
Para o Professor Pierluigi, o melhor ritmo é estudar durante meia hora de forma intensa, fazer 10 minutos de intervalo, estudar mais meia hora, parar mais 10 minutos, e assim por diante.
Estude durante meia hora e faça 10 minutos de intervalo.
Durante os intervalos, o ideal é relaxar praticando uma atividade física (alongamento, caminhada curta) ou tocando algum instrumento musical.
Em hipótese alguma use equipamentos que tenham tela (TV, vídeo game, computador). Além de não descansar a mente, corre o risco de ultrapassar o tempo do break.
Como cada pessoa tem o seu próprio ritmo, a meia hora de estudo pode ser esticada para 40 ou 50 minutos (nunca mais do que isso!), e o intervalo não deve passar de 15 ou 20 minutos.
Fazer intervalos aumenta bastante a eficiência nos estudos.
Por fim, para desenvolver a inteligência você deve exercitar o raciocínio e, sobretudo, ler muito.
Professor Pierluigi afirma que só escreve bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer.
Descubra aquilo que gosta de ler, se não gostar de um livro, troque-o imediatamente, até achar aquele que você goste.
COMO APLICAR OS PRINCÍPIOS DA PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM DO WILLAM GLASSER?
DO MÉTODO DA 1ª FASE OAB
A pirâmide nos convida a incentivar o protagonismo do estudante e a usar as metodologias ativas.
Algumas práticas podem ser incentivadas, como:
Aulas práticas presencial ou vídeos aulas pela internet, escrever e fazer resumos.
Estudos em casa sozinho, escrever e fazer anotações.
Leituras ativas e em voz alta e fazer resumos e anotações.
Elaboração de resumos, anotações escrevendo mapas mentais e grifos com base em leituras.
DO MÉTODO DA 2ª FASE OAB.
Do uso de laboratórios de Peças completas, Mini Peças, Estrutura ou Esqueletos de peças e Mini peças de petição inicial de Reclamação Trabalhista, Contestação trabalhista, Ação de consignação em Pagamento, Recurso ordinário Trabalhista e entre outras peças.
Todo processo tem um Começo, Meio, Fim, e um objeto de estudo jurídico baseado em Fato, Fundamento jurídico e Pedidos.
Portanto, é necessário desenvolver as teses com um raciocínio lógico, com Começo, Meio e Fim, trata-se do Método e regra do Silogismo Jurídico apresentado pelo Filósofo Aristóteles.
Aqui o aluno examinado tem que aprender criar, elaborar suas teses processuais de defesas direta dentro do método do SILOGISMO JURIDCO, Fato, Fundamento e Pedido.
POR EXEMPLO: DENTRO DO SILOGISMO JURIDICO
1ª Fato- premissa menor.
Maria trabalhava para Sociedade Empresária TNT Ltda, em condições perigosa, pois utilizava motocicleta da empresa reclamada no desempenho de suas funções e já mais recebeu o adicional de periculosidade ao salário.
2ª Direito-Fundamentos- premissa maior.
Portanto assiste razão a reclamante sobre o pedido, pois de acordo com o artigo 193, § 1º, da CLT, que as atividades do trabalhador com motocicleta são consideradas atividades perigosas.
Entretanto, por sua vez nos termos do artigo 7, XXIII da CF/1988, e artigo 193, § 4º, da CLT determina um adicional na razão de 30% sobre o salário base da trabalhadora que operava em condições que a lei reconhece como atividade perigosa.
3ª Pedido, respaldo do fundamento jurídico.
Diante do exposto, requer a Vossa Excelência a condenação da reclamada ao pagamento do adicional de periculosidade na razão de 30% sobre o salario base da reclamante, e requer os devidos reflexos em verbas rescisórias e contratuais.
Então é isso!
Esperamos que esse conteúdo te ajude na sua aprovação na prova OAB.
Atenciosamente;
Equipe Método do Direito
PS: Não deixe de ver a matéria que fizemos sobre os altos índices de reprovação da prova OAB, pois é algo muito importante e bem informativo que pode te ajudar a não ser reprovado.
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